A marca portuguesa Super Bock apelidou sua cerveja sem álcool de “Super Doc”
Já imaginou o que acontece com o álcool removido da cerveja? Esse álcool está a ser útil para criar um desinfetante, que a marca portuguesa de cerveja Super Bock Group estará a doar para os hospitais.
A marca mudou temporariamente o nome da sua cerveja sem álcool para “Super Doc”, numa homenagem aos profissionais de saúde que trabalham dia e noite para tratar pessoas com Covid-19.
A Super Bock anunciou hoje a iniciativa com um filme de 40 segundos, que mostra um profissional de saúde exausto – rosto marcado pelo seu equipamento de proteção pessoal – a chegar ao frigorífico para tirar uma cerveja. Mas antes que consiga abrir a cerveja, ela recebe um telefonema do trabalho e ao qual responde que irá para lá imediatamente.
Ela coloca a cerveja de volta na prateleira, com o rótulo voltado para a câmara, onde se lê: “Super Doc”.
A agência portuguesa O Escritório trouxe a ideia da mudança de nome, disse Bruno Albuquerque, diretor de marketing do Grupo Super Bock para Portugal. Trabalhando juntos, criaram algo que presta “homenagem a todos os profissionais de saúde que estão a combater a pandemia na linha de frente”, disse, ao mesmo tempo que fornecem ajuda aos hospitais.
Para remover o álcool da cerveja, a Super Bock usa um processo chamado pervaporação, separando o vapor em numa coluna especial para isolar o álcool por vaporização parcial, disse Albuquerque. Esse álcool é então enviado para a destilaria Levira, onde é usado para fazer gel desinfetante.
“Até hoje, a Super Bock doou mais de 20.000 litros de gel desinfetante, produzido de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde”, disse Albuquerque.
O filme estará no ar até o final de maio. A cerveja de edição especial estará disponível em Portugal nos próximos três meses.